10 razões para você fazer uma surf trip para Maldivas

Dizem por aí que esse pedaçinho de terra no meio do oceano índico é o mais próximo que se pode chegar a uma visão de paraíso. E não é para menos, especialmente para nós surfistas. Com cerca de 1200 ilhas e algumas das praias mais lindas do mundo, este cobiçado destino conta com atrações que prometem fazer da sua viagem de surf a mais incrível da vida.

Vamos mergulhar a fundo nas principais razões que fazem deste lugar tão especial e mostrar que é possível sim, fazer uma surf trip econômica e ainda aproveitar intensamente tudo que um dos destinos mais desejados do mundo tem a oferecer.

Foto por Sean JOHNSTON / Pexels

Foto por Sean JOHNSTON / Pexels

1. O lugar mais azul do planeta

Lá da janela do avião você já vai notar que azul é a cor que mais prevalece por Maldivas. Considerado o menor e menos populoso país da Ásia, 99% de seu território é composto por água. É azul que não acaba mais! São cerca de 1196 Ilhas agrupadas em 26 atóis, além de inúmeros picos de surf que vistos de cima são por si são uma visão fenomenal.

Foto por Ibrahim Asad / Pexels

Foto por Ibrahim Asad / Pexels

2. O clima perfeito

A água do mar, além de ser clarinha é realmente quente. Muito próximo da linha do Equador, por lá faz sol e calor de janeiro a janeiro. Durante os meses de maio a novembro, baixa temporada do turismo e alta temporada de surf, há um período com mais umidade e maior probabilidade de chuvas. Mas nada comparado com os grandes períodos de monções vistos em outros países da Asia. Ou seja, não importa quando você for, são grandes as probabilidades do clima estar muito bom!

Foto por Ibrahim Asad / Pexels

Foto por Ibrahim Asad / Pexels

3. Paraíso do surf, mesmo pra quem é iniciante

Ondas de qualidade, “line ups vazios” e uso do barquinho pra chegar no “outside”! Se engana quem pensa que Maldivas é o lugar apenas para quem já tem muita experiência no surf. Apesar dos fundos de corais predominarem por lá, há uma grande variedade de ondas que possibilitam desde os surfistas mais iniciantes até aos mais avançados, evoluírem seu surf em ondas de qualidade. Basta escolher a época certa, a hora da maré favorável, onda mais indicada e é claro contar com um guia ou profissional qualificado para te direcionar dentro da água e te levar para o melhor pico.

Foto by Surf Yoga Retreat/ Robin

Foto by Surf Yoga Retreat/ Robin

4. Isso mesmo, um barquinho te esperando no canal o tempo todo!

Com tantas ilhas o uso do barco por lá é essencial não só para o surf mas para várias atividades. Geralmente pequenos barcos são disponibilizados pelas pousadas, resorts ou mesmo nas “boat trips”. Também conhecidos como “dhonis”, eles ajudam e muito já que levam e buscam os surfistas nos picos de ondas.

Foto by Surf Yoga Retreat/ Robin

Foto by Surf Yoga Retreat/ Robin

A arrebentação que é parte mais difícil para muita gente, simplesmente não vai existir por lá! Que surfista não gostaria de um barquinho a disposição para te levar direto para o “outside” e chegar lá de “cabelo seco” ? Isso aí! Ele normalmente fica ancorado no canal, a disposição pra quem quiser voltar para descansar, tomar água, fazer snorkeling e voltar a surfar. Demais, não é mesmo ?!

5. Um dos melhores lugares do mundo para mergulho

Golfinhos, arraias, peixes de todos os tipos e até tubarões (amigáveis, é claro) por todos os lados. A cada ida pro surf, passeio ou mergulho você vai se surpreender com a quantidade e variedade da vida marinha. Além de muitos corais, as Maldivas são o lar de mais de 1000 espécie diferentes. Algumas fontes estimam que embora as águas do arquipélago representem apenas uma fração de todos os mares, nelas vivem ¼ da variedade de seres marinhos que temos na Terra. Pensando na preservação desse incrível ecossistema, o governo local criou diversas áreas de proteção marinha que funcionam como parques onde a exploração é super controlada a fim de tornar o turismo por lá o mais sustentável possível.

water-1446738_1280.jpg
scuba-dive-1125979.jpg
Fotos: Pixabay

Fotos: Pixabay

Realmente não é a toa que o país apresenta um dos melhores lugares do mundo para o mergulho. E se a idéia é não gastar muito fazendo o tradicional scuba dive de cilindro, não se preocupe. Uma máscara, nadadeiras e um snorkel já bastam pra você fazer vários mergulhos inesquecíveis e ver tudo isso de pertinho.

6. Uma ilha deserta só pra você

Quem nunca sonhou alguma vez em se perder numa ilha deserta para ficar longe do barulho do mundo? Isso é possível nas Maldivas. Apenas cerca de 20% das muitas ilhas de lá são habitadas. Isso significa que é bem possível que no caminho do surf ou na volta daquele mergulho, você possa se deparar com um pedaço de terra te convidando para uma parada estratégica para curtir um pouco da tranquilidade de uma ilha paradisíaca só pra você.

Foto por Ibrahim Asad / Pexels

Foto por Ibrahim Asad / Pexels

7. As imagens da vida

Inúmeras praias com águas cristalinas e uma natureza de tirar o fôlego. Já da pra notar que um lugar desses deve proporcionar imagens fotogênicas para qualquer viajante. É exatamente isso que vai acontecer se você estiver disposta a viajar pra lá com a “camêra na mão”. Se tiver uma Go Pro então, é certeza que você voltará pra casa com fotos e vídeos surreais. A culinária, o povo local ou mesmo aquele céu super estrelado que só um lugar afastado como esse pode oferecer. Em um país com uma natureza e cultura tão marcante, não vão faltar coisas legais para serem registradas.

Foto por Ibrahim Asad / Pexels

Foto por Ibrahim Asad / Pexels

8. Passagem aéreas alternativas

Foto por Pixabay

Foto por Pixabay

Normalmente as grandes companhias aéreas que chegam a Malé operam até três voos por dia. Porém os valores destas principais rotas tendem a ser bem altos. Mas como um bom viajante, é possível fugir das passagens aéreas oferecidas pelas grandes agências de viagem e vasculhar a internet para encontrar formas alternativas e muito mais econômicas de se chegar a esse cobiçado destino. Uma boa dica é procurar passagens promocionais ou através de programas de milhagem para a Europa e de lá procurar em segundo vôo até Malé. Mas lembre quanto mais você procurar na internet, maiores são as chances de encontrar tarifas excelentes. Por isso se a idéia é economizar no aéreo procure diferentes fontes tanto diretamente nos sites das companhias aéreas, como nos principais plataformas de buscas. Não se esqueça que se a idéia é levar prancha é muito importante ficar atento as taxas de equipamento esportivo.

9. Quer economizar, fuja das boat trips e resorts luxuosos!

Não tem jeito, Maldivas é considerada em grande parte como um dos destinos mais caros do mundo! Mas ao contrário do que muita gente pensa, é possível sim viabilizar essa viagem dos sonhos por um valor acessível e ainda manter a qualidade de serviço que se espera numa trip como essa.

Foto by Ibrahim Asad / Pexels

Foto by Ibrahim Asad / Pexels

A dica esta em trocar os luxuosos (e caríssimos) barcos, hotéis e resorts por pequenas e aconchegantes pousadas nas ilhas locais. Se antes os grandes estabelecimentos hoteleiros eram maioria, hoje é possível encontrar excelentes opções de hospedagem muito mais econômicas. Outro ponto interessante é que diversos desses resorts oferecem serviços “day use”. Ou seja, da pra economizar na hospedagem e ainda assim aproveitar um ou mais dias da mordomia de um resort. Você paga apenas para passar o dia e usufrui de toda a estrutura que eles oferecem.

10. Gostou ? Vem com a gente !

Foto por Marianna Piccoli

Foto por Marianna Piccoli

Por fim nossa última dica é especialmente para mulheres surfistas que sonham em viajar para esse paraíso mas precisam de um “empurrãzinho” pra realmente embarcar nessa aventura. O projeto Girls Surfing Experience em parceria com o Salty Eyes Trips, oferecem tudo isso que destacamos aqui no post e muito mais! Uma viagem personalizada para mulheres surfistas de qualquer nível de surf, que querem evoluir em ondas do sonhos e ainda conhecer um dos lugares mais incríveis do planeta. Um pacote de viagens exclusivo, com tudo incluso, por uma valor acessível e toda a assessoria antes e durante da trip, para tornar sua viagem para Maldivas, inesquecível!